DICAS PRÁTICAS




APRESENTAÇOES 1 - INTRODUÇÃO

Apresentações em congressos, palestras e cursos podem ser a consagração ou a condenação de um profissional de consultoria ou de um funcionário de uma empresa que necessite expor idéias em público.

Para o consultor externo, existem duas possibilidades: apresentações contratadas e pagas e apresentações realizadas com o objetivo de marketing pessoal ou da empresa na qual o consultor trabalha.

Em ambos os casos, uma apresentação para públicos de qualquer tamanho deve ser impecável, e para isto há um sem-número de recomendações que você vai encontrar nestas 6 dicas.

Esta é a parte 1/6 destas dicas.

Este texto é uma compilação de informações realizada por Dino Carlos Mocs�nyi. Algumas das técnicas e �pulos do gato� de apresentações aqui expostas baseiam-se em técnicas bem conhecidas por palestrantes e conferencistas profissionais, em técnicas de teatro e, ainda e até em técnicas utilizadas no convencimento e envolvimento de grandes multidões, como � o caso de certas igrejas de nossa atualidade, como a própria Igreja Católica, com seus rituais e orações coletivas, grandes reuniões coletivas ou os megaeventos da Igreja Universal ou do Padre Marcelo, em todas as quais se reúnem grupos de fiéis que atingem facilmente a casa das centenas ou milhares.

Em seu livro �Marketing para Vencer�, Frank K. Sonnenberg dedica um capítulo a algumas recomendações sobre apresentações, principalmente aquelas dedicadas a vender algo, de idéias a produtos e projetos. O que segue � também fortemente baseado neste livro sobre marketing, com algumas complementações que julgamos necessárias.

Tenha em mente tudo o que você tem em jogo a cada vez que faz uma apresentação. Geralmente você não conseguiria uma segunda oportunidade para vender seu peixe, seja ele um produto, um serviço ou uma idéia para um determinado público, para convencer uma diretoria a entrar em um novo negócio, para fazer com que seus clientes aceitem que sua idéia a que deve ser seguida ou mesmo para pedir um aumento a seu chefe, se você estiver empregado(a) de uma empresa. A qualidade de sua apresentação importante também pela sua repercussão, tanto em sua reputação como na da empresa na qual trabalha ou que você representa.

Uma apresentação tem de ser perfeita já da primeira vez.

Isso exige mais do que simplesmente ter uma boa idéia ou ter razão. As idéias não vendem somente por seu mérito. Uma apresentação requer metas definidas e uma estratégia de peso. Você deve consolidar uma apresentação e planejar como ir� desenvolvê-la. Você deve criar o ambiente adequado. O horário, a localização, a estratégia e até mesmo detalhes, como o traje, por exemplo, são importantes.

Muitas pessoas acreditam que o ponto mais decisivo de uma apresentação eficaz está na apresentação em si. Na realidade, o elemento mais importante consiste em determinar as metas que você deseja alcançar através da apresentação, antes de desenvolvê-la. Se começar sem saber onde quer chegar, estará confiando demais na sorte. Você deve ter em mente uma meta específica e mensurável. Conhecer essa meta específica permitiria que você visualize quais as ações e reações que deseja da platéia. Essa percepçõo ajudar� também a determinar quais informações devem ser passadas ao seu público para a obtenção dessas ações e reações.

Sua meta transforma-se no padrão de referência com relação ao qual seus argumentos podem ser comparados, a medida que forem sendo desenvolvidos. Além disso, uma vez que as metas estejam claramente definidas, é muito mais fácil armar uma estratégia destinada a alcançá-las. Os elementos mais importantes dessa estratégia são o conhecimento do público-alvo, a elaboração do texto e dos recursos visuais necessários para transmitir sua mensagem e a apresentação em si.

Disponibilizamos algumas ferramentas e roteiros para orientá-lo e facilitar seu telemarketing.

TMK-01 - Check-list do Telemarketing


TMK-02 - Libera
ção de Testemunho


TMK-03 - Script do Telemarketing


TMK-04 - Script do Telemarketing e Importação/ Exportação


TMK-05 - Script do Telemarketing e Treinamento Gerencial


TMK-06 - Script do Telemarketing e Marketing


TMK-07 - Carta de Follow Up - Importação / Exportação


TMK-08 - Carta de Follow Up – Marketing


TMK-09 - Carta de Follow Up - Telemarketing

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